58441104_1394843797322669_1562851020336267264_n

 

A sexta edição da Semana André Carneiro reafirmou a importância do evento como veiculo de difusão e propagação da memória cultural do município. Nas edições anteriores, por meio de exposições, palestras, publicações, exibições e bate papo, foram abordadas diferentes áreas de atuação do homenageado revelando também parte significativa do rico passado artístico da própria cidade. André Carneiro, entre as décadas de quarenta e sessenta, influiu de maneira decisiva na formação da identidade do município, levando através da cultura e do turismo, o nome de Atibaia para diferentes partes do planeta. 

Esta 6ª edição coincidiu com os setenta anos do jornal literário “Tentativa” e por essa razão foi inteiramente dedicada a nosso maior bem cultural erudito. Editado por André Carneiro, sua irmã Dulce e o amigo César Mêmolo Junior, “Tentativa” foi totalmente produzida em Atibaia e contou com a participação de inúmeros escritores e intelectuais ligados às temáticas conceituais e estéticas do movimento modernista no Brasil. Daí sua importância como representante da chamada “Geração de 45”, ao lado de outras revistas como “Orfeu”, “Joaquim” e “Revista Brasileira de Poesia”. 

Para marcar a data, dia 04 de maio, foi lançado o encarte “Tentativa – 70 anos”, distribuído pelo centenário jornal local “O Atibaiense”, repetindo o fato ocorrido há sete décadas, quando veio a luz o primeiro, dos treze números publicados. O encarte contou com diversos colaboradores e revelou a importância da obra para o município. Dia 04 de maio foi também a data da abertura oficial da 6ª Semana AC que aconteceu às 20h no Centro Cultural que leva seu nome. Na programação a apresentação musical de Isadora Tito e da pianista Ana Rodrigues. Aconteceu ainda a performance da atriz Silvia Mazulo sobre a obra poética do homenageado. Tivemos também a abertura de duas exposições: “Tentativa – 70 anos”, com os originais do jornal literário e “Volta ao Mundo com André Carneiro”, que contou com curadoria de Silvio Alexandre, reproduzindo capas de livros e revistas publicadas em vários países contendo contos, poemas e traduções de suas obras. No mesmo dia foi lançada a quinta edição dos “Cadernos da Semana”. 

Na segunda, dia 06, foi exibido o vídeo “Confissões do Inexplicável”, gravação do projeto “Autores em Cena”, do Itaú Cultural, aonde o poeta Arruda e o músico Peri Pane conduziram, em 2015, o espetáculo em homenagem a André Carneiro. 

Na terça, dia 07, o encontro foi com os alunos da Faat, numa mesa redonda cujo tema abordado foi o jornal literário Tentativa. O evento aconteceu no campus da Faat.  

Dia 08, quarta, aconteceu um bate papo no Centro Cultural André Carneiro, também com o tema “Tentativa” e sua importância para a cidade, com a presença de Gilberto Sant’Anna, Aracelles Stamatiu, Nelson de Souza, Juliana Gobbe, Márcio Zago, Carlos Alberto Pessoa Rosa e outros. 

Dia 09, quinta feira, fechando a programação, foi exibida curtas-metragens produzidos na década de cinquenta por André Carneiro. As exposições permaneceram abertas ao público durante todo mês de maio. A Semana André Carneiro teve a realização do Instituto Garatuja e da Prefeitura da Estância de Atibaia através da Secretaria de Cultura.