30708894_1727694297325102_6930487729952129024_n

A 1a Semana André Carneiro aconteceu de 24 a 30 de março de 2014. A iniciativa do Instituto de Arte e Cultura Garatuja teve o apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia. Os eventos, em sua maioria, ocorreram no Ciem – Centro Integrado de Educação Municipal dada a impossibilidade de uso do Centro de Convenções Victor Brecheret, em reformas. A Semana foi aberta dia 24 com a presença do então Diretor de Cultura Charles Giraldi e demais funcionários públicos. Contou com a presença de Márcio Zago, curador e criador da Semana, além de integrantes da sociedade civil. Para uma plateia, em sua maioria, de professores, o escritor Nelson de Souza falou sobre a trajetória artística de seu amigo André Carneiro.

Na ocasião foi inaugurado o ExpoRua, formado por oito painéis expositivos com informações referentes à vida e obra de André Carneiro, além de seu trabalho como fotógrafo. As fotos, até então inéditas em Atibaia, foram selecionadas por ter como locação essa cidade. O ExpoRua circulou depois por diversos bairros. No dia 28, nas dependências do Ciem, houve a palestra “As Dimensões Criativas de André Carneiro”, ministrada pelo Prof. Mustafa Ibn Ali Kanso. O destaque foi a presença do próprio homenageado, então com 92 anos de idade, que recebeu das mãos do chefe de Gabinete, Dr. Luiz Benedito Roberto Torricelli, representando o Prefeito Municipal de Atibaia Saulo Pedroso, uma placa de reconhecimento do município pelo trabalho realizado em Atibaia.

Esse ato simbólico foi recebido de forma calorosa por André que retribuiu numa emocionada declaração de amor à sua terra natal. Foi uma noite memorável, com a presença do já citado Roberto Torricelli, do ex-Secretário de Cultura Luís Otavio Fritolli, do ex-Diretor de Cultura Charles Giraldi, do ex-prefeito Gilberto Sant’Anna, dos escritores Carlos Alberto Pessoa Rosa e Nelson de Souza, da artista plástica Lucia Rosa, de Élsie da Costa (Instituto Garatuja), de Evelina André Carneiro (a Lina), ex-esposa de André, do filho Henrique Carneiro e demais admiradores do homenageado. Presença marcante de José Luís Brito, conhecido como Brito, ex-funcionário da Casa Recaredo, de propriedade de André Carneiro. A Casa Recaredo, de materiais de construção, funcionou em Atibaia até 1972, quando a família muda para São Paulo. A presença do ex-funcionário foi motivo de muita alegria por parte do André e expressa ao curador da Semana. Essa foi a última visita de André Carneiro a Atibaia, vindo ele a falecer meses depois. Na ocasião houve ainda uma pequena mostra dos livros de sua autoria. As obras passaram a fazer parte do acervo das bibliotecas públicas da cidade, que até então dispunham de poucas edições. Como destaque fica o apoio incondicional de seu filho Mauricio Carneiro, morador de Curitiba, que não pode comparecer ao evento. Ele foi o grande responsável pela viabilização da Semana André Carneiro.

Homenagem a André Carneiro – 2014