30713796_1724845477609984_9080523043792486400_n

A 4ª Edição da Semana André Carneiro foi bastante reduzida. Oficializada no final de 2016, através da Lei 4.475/16, ela passou a fazer parte do calendário cultural do município. Por força da Lei sua realização anual passou a ser na semana do dia 09 de maio, dia do nascimento do homenageado. Pela proximidade entre a realização da 30 e da 40 Edição, não houve tempo hábil para sua produção. A saída foi marcar a data de forma simbólica com a reedição de mostras anteriores. 

Assim o “ExpoRua”, painel didático realizado em 2014, ficou exposto no saguão do Balneário Municipal.  Remontamos ainda a mostra “A Arte Fotográfica de André Carneiro” no Centro de Convenções Victor Brecheret, cujas imagens integraram a publicação “Fotografias Achadas, Perdidas e Construídas”. Outra iniciativa que marcou a data foi à doação de vários livros do autor para o acervo das três Bibliotecas Públicas do Município. As doações foram realizadas por familiares do André, disponibilizando os livros mais recentes como “O Teorema das Letras”, “André Carneiro Fotografias”, “Confissões do Inexplicável” e “Pássaros Florescem”.

Estava previsto a continuidade da 40 Semana para o final do ano, em data a ser agendada, mas por diversos motivos isso não aconteceu. A boa noticia foi que o novo espaço cultural do município receberia o nome de André Carneiro. O “Centro Cultural André Carneiro”, situado no centro da cidade, irá abrigar exposições de artes plásticas, fotografias, exibições de vídeos e espaço para pequenas apresentações musicais, de teatro ou de dança em sua parte externa. Terá ainda um mirante com vista para a Pedra Grande, nosso maior patrimônio natural, além de uma pequena praça de alimentação. A iniciativa do nome André Carneiro para o novo espaço foi decidido numa reunião com diversos artistas da cidade com o Prefeito Saulo Pedroso, quando foi aceito por unanimidade a indicação do curador dessa Semana. A oficialização se deu através da vereadora Roberta Barsotti, autora do Projeto de Lei. Os Cadernos da Semana foram realizados, mas seu lançamento acontecerá na próxima edição, em 2018.