logo

A 2ª Semana André Carneiro teve inicio com a primeira exibição pública do site da Semana. O evento acorreu dia 23 de julho de 2015, no Centro de Convenções Victor Brecheret (Atibaia), tendo a presença da equipe da Secretaria de Cultura: Cleber Centini, Roberta Barsotti e demais integrantes. Na ocasião, o curador da Semana, Márcio Zago, falou sobre a importância do site como ferramenta de divulgação, tanto da Semana, como do próprio homenageado e salientou a abrangência alcançada a partir daquele instante. No saguão do Centro de Convenções foi montado o ExpoRua, painéis expositivos produzidos em 2014 com informações sobre André Carneiro. A abertura oficial do evento ocorreu em 21 de agosto, e estiveram presentes: Saulo Pedroso – Prefeito de Atibaia; Cleber Centini – Secretário de Cultura; Roberta Barsotti – Diretora de Cultura; Marcia Bernardes – Secretária de Educação, entre outras autoridades. Amigos e familiares de André Carneiro também compareceram. No saguão de entrada do Centro de Convenções houve a leitura de alguns de seus poemas pelos escritores Carlos Alberto Pessoa Rosa e Euclides Sandoval, além da performance Esfera Cerrada, pelas meninas do Corpo Municipal de Dança de Atibaia. No palco houve uma pequena palestra do editor Silvio Alexandre sobre a obra do homenageado. Contamos também com a presença de Mauricio Carneiro, filho de André, que falou sobre o pai e a realização do evento.

Aconteceu ainda o lançamento da primeira edição do Caderno da Semana. De confecção artesanal a publicação foi totalmente dedicada ao artista. Além da biografia, escrita pelo editor Silvio Alexandre, a Revista trouxe um conto inédito – Chuva de Estrelas – e informações sobre a sua atuação na literatura, fotografia, cinema e artes plásticas. No mesmo dia tivemos a abertura da exposição Arte Fotográfica de André Carneiro, que destacou as imagens presentes no livro Fotografias Achadas, Perdidas e Construídas, lançado em 2009 pelo editor Valdir Rocha. No livro, André Carneiro revela o contexto das fotos, além de causos e histórias sobre o tema. A mostra permaneceu aberta até o dia 11 de setembro.

No dia 22 de agosto teve inicio a mostra O Cinema Nacional de Ficção Científica. Na programação, filmes raros, cultuados entre os aficionados do gênero e cinéfilos mais atentos. Essa proposta estava presente em função do homenageado ter estreita ligação com o tema. No Brasil houve poucas produções cinematográficas voltadas à ficção científica, daí a importância dessa mostra, que ofereceu um pequeno panorama da produção das décadas de sessenta, setenta e oitenta, além de diferentes leituras do imaginário do futuro. Foram exibidos: O Homem das Estrelas, de Jean-Daniel Pollet; Quem é Beta?, de Nelson Pereira dos Santos; Abrigo Nuclear, de Roberto Pires; O Quinto Poder, de Alberto Pieralise e Alguém, de Júlio Silveira, com roteiro baseado no conto O Mudo, de André Carneiro. Todos os filmes foram exibidos na sede do Garatuja, exceto Alguém, que encerrou a Semana no Centro de Convenções Victor Brecheret. O filme Amor Voraz, de Walter Hugo Khouri, não foi exibido por problemas técnicos. Outra ação desenvolvida em 2015 foi a circulação do ExpoRua por diversos bairros da cidade, com destaque para a montagem na FAAT – Faculdades Atibaia, espaço que conta com estudantes de diversas áreas e principalmente alunos do curso de artes visuais. Uma das propostas da Semana André Carneiro, a médio e longo prazo, é inseri-la na vida estudantil e acadêmica da região, forma de perpetuar a obra de André às futuras gerações.